VALORIZANDO
A cultura! As tradições! O legado!

O Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival e Edith oferece um memorial da história da imigração italiana no Centro-Oeste.

Sobre nós

História, memórias, luzes, emoção

Bem-vindos ao Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival e Edith, um espaço único e encantador que traz um pouco da cultura e história italiana para a cidade de Nova Veneza, em Goiás, cerca de 45 km de Goiânia. Nossa construção foi projetada para ser um atrativo turístico permanente, combinando uma cenografia italiana deslumbrante com um show exclusivo de luzes e músicas italianas, que acontecem semanalmente às sextas, sábados e domingos.

O espaço oferece um memorial com resgate histórico da maior ocupação italiana no Centro-Oeste, além de ser um novo atrativo turístico para a cidade com a reprodução cenográfica, em sua fachada, de cenários de Veneza, terra de onde partiram os imigrantes que chegaram a Goiás por volta de 1910.

Qual o objetivo do Instituto?

O memorial do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival e Edith reúne objetos históricos dos ascendentes italianos do casal, que ajudam a fazer um resgate da imigração italiana no Centro-Oeste.

Inspirados nos espetáculos dos parques da Disney e no Show das Águas que acontece no Hotel Bellagio em Las Vegas, buscamos oferecer uma experiência inesquecível aos visitantes. Além disso, nosso local abriga um memorial que conta a trajetória da imigração italiana na região, desde sua origem no Vêneto, nordeste da Itália, até a chegada em Goiás.

O Palazzo Ducale, situado na Piazza San Marco em Veneza, é um dos mais icônicos monumentos da Itália e inspirou a nossa construção. Sua arquitetura única, combinando elementos bizantinos, góticos e renascentistas, encanta turistas de todo o mundo e agora pode ser apreciada também em nossa cidade.

As casas de Veneza que foram simuladas em nossa obra representam a arquitetura típica das construções às margens dos canais da cidade, com todo o seu romantismo e charme. No centro do monumento cenográfico, uma vitrine inclinada lembra a quilha de um navio, simbolizando a imigração italiana e, ao mesmo tempo, a face moderna da edificação.

Aos finais de semana, a dança das luzes acontecerá às sextas-feiras e sábados, em duas sessões: às 20h40 e às 21h e, aos domingos, às 20h30.
O instituto fica situado ao lado da Praça Matriz da cidade, na Avenida Vereador José Francisco Silva, número 396, Casa 01, no Setor Central.

Fale conosco, estamos à disposição!

Temos uma equipe preparada e pronta para lhe atender e atender grupos, para visitas guiadas e conhecerem mais da história que o instituto possui.